terça-feira, 15 de junho de 2010

Vazamento de óleo no Golfo do México afeta marinas na costa da Flórida



Por Mariana Peccicacco
Da redação - Revista Náutica
O acidente com a plataforma de petróleo da empresa BP, no Golfo do México, está causando transtornos financeiros para o mercado náutico da costa da Flórida, nos Estados Unidos. Segundo divulgou na última segunda-feira o site IBI News, muitos donos de marinas estão preocupados com o futuro de seus negócios, uma vez que a grande quantidade de petróleo derramada tem espantado os donos de barco do local.

Quem tem sofrido também são os donos de empresas de charter e escolas de vela. Com a sujeira causada pelo petróleo, a procura por este tipo de serviço caiu drasticamente. “A indústria náutica já foi ferida, mas isto pode destruir muitos negócios”, disse John Taggart, dono de uma marina na praia de Pensacola. O medo agora é quanto aos locais de reprodução dos peixes. Acredita-se que caso o óleo atinja estes locais, as empresas relacionadas à pesca estarão fechadas dentro de uma década.

O derramamento também afetou os fornecedores de peças para barcos. “Ninguém está trabalhando nos barcos agora. Na verdade o único trabalho que temos feito é o de tirar os barcos da água”, disse John Rigdon, dono de uma loja de material para barcos, também em Pensacola.

O verão é a época em que o comércio relacionado a náutica mais lucra na Flórida. Geralmente o lucro do desta época do ano sustenta as empresas durante o inverno quando a procura por este tipo de serviço é quase zero. Para Neybor, dono de três marinas na região, mesmo que a BP, pague o prejuízo que as marinas estão tendo por conta do derramamento, ainda assim 2010 será uma uma temporada lenta. “Quem sabe quanto tempo irá durar o pagamento. Até resolvermos estas questões, tudo ficará meio no ar”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário